PILATES

Joseph Hubertus Pilates nasceu na Alemanha em 08 de dezembro de 1880, era uma criança doente que sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Sua determinação em se tornar forte fisicamente o levou a estudar diferentes formas de movimento durante toda a sua vida. Durante a primeira guerra mundial em 1912, Joseph que era lutador de boxe foi considerado um inimigo estrangeiro, sendo preso em um campo de concentração, lá se tornou enfermeiro e treinou outros estrangeiros com seus exercícios, usando as macas e suas molas. Em 1926 foi para os Estados Unidos e montou o seu primeiro Studio em Nova Iorque, determinando seu método como Contrologia e somente depois este passou a ser conhecido Pilates, em forma de homenagem à Joseph.

 

pilates2.jpg (10 KB)pilates1.jpg (8 KB)

 

A definição de Pilates para um bom condicionamento é a obtenção e a manutenção do desenvolvimento uniforme do corpo, saúde mental e ser capaz de realizar com facilidade as atividades de vida diária, para isto deve ser realizado utilizando todos os seus princípios:

        - Concentração: os exercícios deverão sempre ser executados com muita atenção para saber os movimentos que estão sendo feitos e os músculos que estão trabalhando.

        - Controle: todos os movimentos deverão ser controlados pela mente.

        - Centro: o corpo tem um centro de força de onde se originam todos os movimentos. Fazem parte do centro de força, também conhecido como Power House os músculos do abdomem,  parte inferior das costas, glúteos, assoalho pélvico.

        - Movimento Fluido: os movimentos devem ser realizados da forma mais harmônica possível.

        - Precisão: os movimentos  devem ser simétricos.

        - Respiração: O Pilates enfatiza a importância de manter uma circulação sanguínea pura, e essa pureza é resultado de uma respiração adequada ao exercício, oxigenando o sangue e eliminando os gases nocivos. Durante a preparação do exercício deve-se inspirar e durante a execução deve-se expirar.

Os aparelhos que compõem um Studio completo de Pilates são:

        - Reformer

        - Cadillac

        - Barrel

        - Combo chair

 

Benefícios do Pilates

- Maior consciência corporal

- Melhor postura

- Alongamento global

- Melhora da mobilidade das articulações

- Melhora da força muscular

- Trabalho da Respiração

- Flexibilidade 

 

pilates3.jpg (10 KB)pilates4.jpg (9 KB)

 

’’Se um individuo tem 20 anos e está encurtado, é um velho. Porém se tem 60 anos e tem flexibilidade e força é um jovem.’’ Joseph Pilates

Desenvolvido por Máquinaweb Soluções em TI |

Topo