Instabilidade Vertebral - Sua Coluna Sem Dor

Instabilidade Vertebral

A instabilidade vertebral ocorre quando há uma diminuição na capacidade do sistema estabilizador da coluna que é formado pelos corpos vertebrais, articulações, discos intervertebrais e ligamentos espinhais vertebral, em manter a zona neutra, ou seja o arco de movimento dentro de limites fisiológicos. A perda de controle da zona neutra no segmento vertebral está associada à lesão, doença degenerativa do disco e fraqueza muscular.
A dor poderá estar localizada na coluna, ou pode se irradiar para as nádegas ou pernas, raramente se irradiam além dos joelhos e sintomas de compressão nervosa geralmente estão ausentes.
Essa dor pode piorar quando o paciente se mantém por longos períodos em uma só posição. Acomete geralmente pessoas na terceira ou quarta décadas de vida e envolve o disco L4 ou o disco L5. Este tipo de instabilidade geralmente acompanha alterações degenerativas no disco e nas articulações.
A instabilidade também pode ocorrer em pacientes com espondilolistese após trauma ou no pós-operatório após uma descompensação de uma estenose da coluna lombar. É comum que ocorra uma perda da função muscular. Pode produzir dor na movimentação ativa, tipicamente como um arco de dor, que pode ocorrer tanto durante a flexão ou se o paciente se estender a partir de uma posição fletida e uma alteração de sensibilidade pode ser encontrada localmente sobre o segmento da coluna.


instabilidade_vertebral.jpg (16 KB)

Desenvolvido por Máquinaweb Soluções em TI |

Topo